Conheça o projeto de um dos edificios mais sustentáveis da Alemanha

Fonte: Designboom
A UNStudio revela sua proposta de design para NION, uma torre de escritórios de última geração com 45.000 metros quadrados em Frankfurt. O projeto está definido para se tornar um dos “edifícios de escritórios mais sustentáveis ​​da Alemanha”, integrado com tecnologia de economia de recursos e moldado com conceitos arquitetônicos inovadores. Selecionado pela Groß & Partner para desenvolvimento adicional, marcará a mais recente adição ao distrito urbano híbrido de Europaviertel, que vem se desenvolvendo continuamente desde 2005, mesclando áreas residenciais, de trabalho e recreativas.

NION: A TORRE PERFORMÁTICA ATIVA EM FRANKFURT

Buscando construir o NION como um dos edifícios de escritórios mais sustentáveis ​​da Alemanha, o UNStudio se concentra nos aspectos ambientais e sociais. A torre não foi projetada apenas com vegetação intensiva por toda parte - o edifício DGNB Platinum Certified empregará uma estrutura de suporte de carga de baixo carbono. A construção contará com a utilização de componentes pré-fabricados, bem como uma estrutura modular de suporte. Os arquitetos se concentram ainda no uso de materiais de construção sustentáveis, recicláveis ​​e circulares. Enquanto isso, plantas baixas flexíveis garantirão eficiência espacial e proteção para o futuro.

A NION responderá de forma inteligente ao clima e à demanda real, promovendo seu conceito sustentável. O projeto integra uma fachada fotovoltaica, gestão de águas pluviais, aquecimento e refrigeração geotérmicos (30 a 40% de refrigeração e 70% de aquecimento), gestão inteligente do edifício, ar condicionado e iluminação LED baseados na demanda, elevadores de recuperação de energia, estações de carregamento eletrónico com gerenciamento de carga inteligente e ambientes de trabalho verdes e abertos. Além disso, uma fachada cinqüenta por cento fechada funcionará para minimizar o ganho solar.

SUSTENTABILIDADE SOCIAL


O UNStudio também projeta o NION para ser socialmente sustentável, com programação específica que incentiva a comunicação, a coleta e o compartilhamento de conhecimento. Além disso, o uso semi-público é incorporado por meio de estabelecimentos gastronômicos, uma padaria e um café no térreo e primeiro andar superior, além da inclusão de espaço urbano parcialmente público em frente ao edifício base.

“Uma abordagem abrangente de sustentabilidade e ESG para a NION esteve na vanguarda desde o início”, comenta Jürgen Groß, diretor administrativo da Groß & Partner. 'A torre oferecerá um grande valor agregado ao seu entorno, não apenas em termos de design, mas principalmente climático e ecológico.'

Veja a seguir alguns detalhes do projeto