A estadia flexível é o caminho para o crescimento dos empreendimentos de múltiplo uso

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Não é surpresa que, quando o mercado desacelera, as operadoras de empreendimentos de estadia flexível geralmente compensam com medidas de corte de custos para aumentar suas margens. Em sua superfície, este é um bom plano. Mas, embora reduzir e encontrar eficiências possa ajudar as empresas a permanecerem lucrativas, o aperto do cinto pode prejudicar os proprietários, tanto a curto quanto a longo prazo.

Por exemplo, esses cortes geralmente ocorrem às custas do atendimento ao cliente e da equipe. Esses sacrifícios geralmente reduzem a retenção de residentes e prejudicam o desempenho da propriedade, levando a desafios de retenção e ocupação. Em vez disso, os proprietários destes empreendimentos multifamiliares devem concentrar sua atenção em aumentar a receita e manter a ocupação e retenção. Os modelos operacionais que otimizam a receita estão se mostrando mais eficazes e resilientes a fatores econômicos do que o corte de custos reacionário e a consolidação dos serviços residentes. E os proprietários multifamiliares estão aprendendo, agora mais do que nunca, que oferecer flexibilidade é uma das melhores maneiras de diversificar uma propriedade e explorar novos fluxos de receita.

Flexione seu aluguel

Os aluguéis de curto prazo sempre tiveram um prêmio em relação aos modelos tradicionais de arrendamento de longo prazo. Em termos de impacto do NOI (Net Operating Income, ou Receita Operacional Líquida), impulsionar o crescimento da receita é mais fácil e eficaz do que economizar nas despesas. A receita adicional pode ser aumentada por meio de programas de estadia variável em até 40%, por meio de apartamentos mobiliados disponíveis para estadias flexíveis. Os modelos de gerenciamento de estadia flexível aumentam em média 10% o NOI, criando maior valor de ativo para o proprietário.

A flexibilidade não se aplica apenas à duração da estadia. A estadia flexível também significa que os trabalhadores podem encontrar casas compatíveis e de qualidade para a duração de qualquer projeto ou atribuição. Isso permite que eles tragam suas famílias ou animais de estimação com eles. Opções mais flexíveis permitem que qualquer profissional que trabalhe em casa se desvincule e viaje. E uma experiência de vida bem executada cria fidelidade à marca, aumentando a probabilidade de um locatário procurar a mesma operadora em seu próximo destino.

As opções de estadia variável também ajudam a mitigar o risco operacional ao diversificar o perfil de locatário de uma comunidade. A flexibilidade para atrair não apenas locatários tradicionais, mas também viajantes a negócios, turistas e nômades digitais expande o alcance de uma comunidade e elimina a dependência de qualquer grupo demográfico específico de locatário.

Considerando o valor da vida útil

As renovações têm sido os principais impulsionadores do NOI em empreendimentos de uso multiplos, mas a retenção de residentes ainda precisa ser otimizada. A indústria tem se contentado em oferecer essencialmente quatro paredes e um aluguel, e os crescentes esforços de centralização estão retraindo ainda mais os serviços residentes e prejudicando a personalização da experiência do locatário. No entanto, os locatários ficaram mais sofisticados e agora procuram serviços de suas comunidades além de apenas um lugar para dormir. Eles querem e esperam uma experiência dinâmica e, com as taxas de ocupação caindo, tornou-se um mercado de locatários.

Os operadores devem estabelecer conexões com os residentes. Seja por meio de serviços mais atenciosos ao cliente ou melhores eventos e programação, essas conexões criam motivos convincentes para os residentes renovarem. Saber o nome de cada locatário, saber o nome de seu cachorro e organizar eventos originais que unem as pessoas efetivamente impulsionam a retenção. Criar experiências autênticas e construir um senso de comunidade faz com que os moradores queiram ficar.

O conceito de valor vitalício do cliente, comum há anos em outros setores, está finalmente ganhando força em empreendimentos de locação temporária. Embora a consolidação de operações de alto nível faça sentido, a centralização de funções voltadas para o cliente frequentemente sai pela culatra. Qualquer processo que interaja diretamente com o cliente precisa ser mantido pessoalmente e no local. Quando um residente está chateado ou tem um problema, ele quer falar com alguém responsável. A última coisa que eles querem é pegar um telefone e ser colocado em espera ou encaminhado para um call center (nem me fale sobre chatbots). Quando chegar a hora de um residente renovar, ele vai se lembrar se a equipe resolveu um problema para ele ou o repassou para outra pessoa.

Aproveitando a hospitalidade

As ideias colhidas na indústria da hospitalidade estão se infiltrando em várias famílias, incluindo a experiência de estadia flexível. Construir consistência entre a experiência do hóspede e do residente, seja a estadia de três dias ou três meses, é essencial. O mesmo ocorre com o estabelecimento de padrões de serviço em todo o portfólio. Um problema primário com aluguéis de 12 meses é que o residente não tem pontos de contato suficientes com nenhuma marca em particular, enquanto na hotelaria um número maior de pontos de contato começa a criar fidelidade à marca. À medida que mais comunidades multifamiliares se expandem além dos arrendamentos tradicionais de 12 meses para oferecer aluguéis de curto prazo ou modelos de estadia flexível, o reconhecimento e a fidelidade da marca se tornarão uma vantagem competitiva distinta.

A maioria dos proprietários multifamiliares antecipa a desaceleração dos aluguéis sem mobília e da ocupação, principalmente na esteira do crescimento sem precedentes dos aluguéis. É quando uma nova oferta entra no mercado durante essas recessões que eles ficam preocupados e podem reagir exageradamente. À medida que mais proprietários multifamiliares implantam modelos de gerenciamento inovadores e geradores de receita em vez de comprometer o corte de custos, o setor pode começar a escapar dos limites dos arrendamentos tradicionais. Isso ajudará a combater os ventos econômicos contrários em evolução que muitos operadores de estadias flexíveis estão enfrentando hoje. A redução de despesas pode ajudar alguns operadores a sobreviver a uma crise, mas apenas acomodando as demandas não atendidas do locatário moderno é que eles podem expandir seus negócios e aumentar o valor de suas propriedades.

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