Como a automação tem transformado as operações de aluguel por temporada

Colaboração: MagiKey

Projetos de automação residencial e predial tradicionalmente eram restritos a um segmento pequeno de propriedades, normalmente mansões e edifícios de luxo. Na última década, com a popularização e redução de custos de dispositivos de automação residencial e IoT como Alexa, Google home, lâmpadas e fechaduras inteligentes, este conceito tem se ampliado em mercados menos tradicionais, como o crescente mercado de aluguel por temporada, trazendo diversos benefícios aos operadores, hóspedes e ao próprio condomínio.

            Vejamos o caso de um condomínio vertical hipotético misto, ou seja, em que operações de locação de curta temporada coexistem com moradores “tradicionais”, de longa estadia. Um dos principais desafios neste tipo de propriedade é garantir a segurança da entrada na portaria - não permitindo que fraudadores entrem no condomínio após terem reservado um apartamento no Airbnb - ao mesmo tempo que permitem uma experiência sem fricção aos hóspedes em sua chegada.

Tecnologias como reconhecimento facial, processos automatizados de checkin com verificação de identidade e cruzamento com bases de dados e antecedentes criminais são tecnologias já disponíveis no mercado que podem ser usadas neste tipo de operação.

Sob o ponto de vista do operador, que possui centenas de checkins para realizar a cada dia, essa tecnologia traz eficiência e redução de custos. Para o hóspede, traz rapidez e elimina a fricção, uma vez que, ao chegar no empreendimento, já está com a liberação feita na portaria e não precisará encarar filas ou processos manuais de checkin. E para o condomínio, traz segurança, garantindo que os hóspedes que estão ali passaram por um processo de verificação prévia e realmente são quem dizem que são.

Além da segurança, outros benefícios podem ser atingidos com o uso da tecnologia e automação para operações de locação por temporada, como redução de custos com energia, pessoal e deslocamentos, além da melhoria na experiência do hóspede.

____________________________________________________________

Este tema foi apresentado no evento híbrido Painel Lar Inteligente no dia 4 de setembro de 2024.  Conheça dos demais temas apresentados, clicando na imagem abaixo!